É uma fruta exótica, rica em propriedades benéficas para o organismo e para a saúde. Ajuda a baixar os níveis de coleterol e de tensão arterial, para além de nos proteger das constipações, visto ser uma fonte de vitamina C.
• Como escolher?
Quanto mais pesadas forem, mais saborosas são. Tenha também em conta se não têm cortes nem estão "amassadas", bem como se têm uma casca rija e de cor viva. As romãs originárias do Afeganistão, de tom vermelho muito vivo e cerca de 10 centímetros de diâmetro, são conhecidas como as melhores do mundo!
• Porque é tão saudável?
- Não tem gordura alguma, apenas hidratos de carbono que dão energia de forma imediata, e também uma enorme quantidade de água que lhe confere uma suculência incomparável e ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.
- Tem uma quantidade significativa de potássio , o que ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se em melhorias do sistema nervoso e muscular e também redução da tensão arterial.
- É rica em substâncias antioxidantes, como vitamina A e vitamina C, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
- Possui uma acção anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue.
• Como nos beneficia?
- É uma fruta recomendada para diabéticos por ter quantidades quase nulas de sacarose. Para além disso ajuda a emagrecer porque é pouco calórica e tem um ligeiro efeito diurético. Ajuda na digestão e é indicada para problemas gastrointestinais como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção das hemorróidas. É ainda uma excelente aliada contra o stress, hipertensão, colesterol alto doenças cardiovasculares e até mesmo cancro, principalmente da próstata.
Fonte:
Noturna Posterous |
4 comentários:
Minha querida!
Qto tempo, qtas saudades!
Fiquei fora quase dois anos, amiga, mas estou de volta. E querendo fazer nova coletânea, viu? É claro que tou contando com vc! rs...
Qto ao texto, interessante a forma usada pra falar da romã. Sem dúvida, é uma fruta rica em propriedades benéficas, mas não é uma fruta fácil de se encontrar. Pelo menos, aqui na minha cidade é raro encontrá-la. Mas ela tem um azedinho muito saboroso! rs...
Beijo, querida. Te espero na coletânea, viu?
Ceci, que tê-la de volta! Quanto tempo, heim?
Nunca comi romã, mas gostei de saber dos benefícios, acho que está na hora de começar a comê-la!
Beijinhos...
Bom dia, Ceci. Depois de ler "Limpe os rins", estou aqui te visitando, e pergunto: Estás participando da segunda coletânea organizada pela Loba? Eu também entrei nessa, estou agora aguardando que me mandem o valor dos exemplares que solicitei. Meu beijo.
Oi, Ceci!! Não sei comer Romã :( Acho muito estranho os carocinhos. Só faço a simpatia do ano novo e mastigo a casquinha quando estou com dor de garganta. Não sabia de todas essas propriedades. Boa semana! Beijus,
Postar um comentário