quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VERÃO e CUIDADOS PESSOAIS I



Quando me aposentei das atividades pedagógicas, encontrei um Curso de Especialização em Gerontologia, na UFPB,  que me deu base para nortear minha rotina respeitando a QUALIDADE DE VIDA. 
Tive uma professora que pediu para escrevermos nossa rotina, em todos os detalhes. Achei bem estranho, mas fiz a tarefa. Não desconfiava de que ali estava o núcleo de mudanças que eu precisava inventar, realizar, para permitir o fluxo positivo da própria vida. 

Pude compreender que se não tomasse as rédeas de meu cotidiano em todos os aspectos, estaria perdendo a oportunidade de amadurecer aproveitando o próprio tempo de vida, o maior bem de que podemos dispor como humanos. 
Simplesmente o tempo, tão bem cantado e contado por Drummond. 
Parece pouco?  Não é. A gente acorda e já deve atentar para o dia que começa. Um dia com 24 horas para gerir. Olhar, ver, agir.

*Cuidar de si mesmo, eis o programa mais arrojado que tenho experimentado. Senão, vejamos: 

A pele está exposta diariamente a diferentes fatores internos e externos que alteram a sua textura, estrutura, condição e portanto também sua aparência. A única pessoa que pode olhar a necessidade de nossa pele somos nós mesmas, nós mesmos....  a única que pode agir para reduzir o stress, a fadiga e o desgaste de seu corpo, de sua pele, de seus olhos, de seus ouvidos, de seus cabelos.... enfim, de cada equipamento maravilhoso que Deus nos deu; a única pessoa inteiramente disponível para mim, sou eu mesma! Verdade?

Embora não seja fácil, no campo da pele, o grande órgão protetor do corpo, todas as vozes cantam a necessidade de ter uma rotina de cuidados básicos que incluem LIMPEZA, TONIFICAÇÃO E HIDRATAÇÃO.Eu diria que primeiramente OBSERVAR, observar os detalhes, e agir sobre eles.


Existem milhares de propostas de produtos para  ajudar a fazer isso com eficácia. Nada de pensar somente no que é "barato", esses baratos geralmente saem muito caro, seja porque não apresentam resultados, seja porque o volume de cada pote também é variado. 
Atenção também aos aromas dos produtos de pele: normalmente não devem ter fragrância, isso não é bom para os poros abertos com a limpeza, sobretudo se tivermos sensibilidade aos aromas, ou tendência a alergias. . Pode haver um cheirinho suave de vegetais, tudo bem. Algo que faça nos sentirmos  melhor, em estado de relaxamento, de hidratação, de proteção..

Atenção redobrada: durante o dia precisamos do  protetor solar, se saio de casa, levo na bolsa, pois preciso renovar. 

Segue um site onde costumo me servir bem, inclusive tem um protetor solar com tonalidade da pele.

www.jafra.com.br

Se tiver dúvidas, ou quiser algum esclarecimento, pode deixar um recado que procurarei responder o melhor possível, sempre abordando minha própria prática, como usuária-cidadã e como observadora número 1 dos fenômenos que acontecem com meu corpo.Estarei postando outras observações dentro do mesmo tema, desejando compartilhar a experiência de vida madura. 
obs: Foto de evento, em companhia de duas mestras da UFPB, Maria Aparecida B Quirino e Maria Emilia Limeira Lopes.