segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CHEGANDO

Amigos, Cheguei bem, graças a Deus! De Gran Canária, a experiência forte e viva, da convivência familiar, da paisagem rochosa, da alegria dos habitantes e seus desafios: transformar o meio amgiente rochoso em verdejantes e floridos bosques e jardins; assegurar qualidade de vida e sustentabilidade para todos os habitantes; tornar a vida possível em todas as suas dimensões. E ao mesmo tempo praticar o acolhimento, a esperança, a alegria.
A ilha aproxima, nutre seus filhos de um espírito de amizade e grande amor à terra. Os Guanches lembrados pelos desenhos recuperados pelo Patrimônio, dão sinais de sua longa presença na História das ilhas.
Mas, como acontece entre todos nós humanos, o fatídico vôo da SPANAIR que resultou no acidente desse agosto, em Madri, causou consternação geral em Gran Canária, pela perda de 79 habitantes da ilha - entre 159.
Gran Canária chorou. A solidariedade marcou aqueles dias como nunca se poderá esquecer: o silêncio nos mercados, no comércio, nas escolas, nos hotéis, por toda parte se viam rostos marcados pela dor, fosse de um vizinho ou do conhecido do primo, do amigo dos noivos que voltavam de sua lua-de-mel, para sempre interrompida.
Assim, embora a viagem tenha sido nutrida de muitas alegrias, preciso registrar a agonia da gente canária. Por respeito e admiração.
Agradeço a Deus meu retorno sã e salva, e todas as experiências de que desfrutei nesse tempo. Para cada um que visitou este blog, mantendo vivo nosso elo, meu abraço de ternura e meu muito obrigada!