quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O FAZER CERÂMICO

"No ato de amassar o barro e dele ver surgirem formas, há uma espécie de magia e um aprendizado constante. São formas que de algum modo estão impressas em minhas lembranças, presentes num tempo e lugar que poderia ser em qualquer recanto do Brasil, na Algéria, Gran Canária ou Afganistão: uma contadora de história para embalar a noite estrelada, uma rezadeira para amenizar a dor de crianças e velhos, uma professora para alargar a visão, uma filha que trabalha duro para alimentar sua velha mãe, uma louca que se perde entre delírios, uma menina faceira com sonhos mil... São personagens vivos de todos os tempos na vida dos povos. O barro mudou minha vida, minha rotina, meu pensar e minhas perspectivas na maturidade. Este texto foi produzido na OFICINA PEDRA DO REINO, durante o desenvolvimento do projeto da Exposição Caminhos do Barro, em João Pessoa/PB

21 comentários:

Anônimo disse...

Esse é realmente um mundo encantador, o mundo do barro, da modelagem, da criação das imagens em três dimensões, quem nele entra não quer mais sair. Beijos. Jota Effe Esse.

Unknown disse...

O que você escreveu é muito lindo, isso vai refletir nas coisas que faz. Parabéns. Feliz Natal!!!

Anônimo disse...

MIGAAAA, vi deixar abraço, carinho, beijos e desejos que vc e família tenham um abençado NATAL! Beijosssssssss

Preta disse...

Oi Ceci,
Adorei ser sua amiga, como disse o presente foi meu em ter tirado você. O quadro é seu quando for ao Brasil levo comigo e te entrego ao vivo.
Beijos mil e um Feliz Natal
Desculpe não ter te esperado na festa , mas teria de acordar cedo hoje para trabalhar e aqui já passava da meia noite.

Anônimo disse...

Neste final de ano eu queria intentar uma canção simples, que prescindisse de palavras. Mas sei que isso é impossível, pelo menos para mim, sujeito atado ao vernáculo. Então, queria que as palavras ganhassem o poder de se metamorfosear em ações, gestos, atitudes e, principalmente, compromissos.
Olhar mais para os lados poderia ser um começo. Agradecer, confortar, respeitar e acima de tudo estar com os ouvidos bem abertos. Ouvir e silenciar. Às vezes alguém precisa somente ser escutado, nada mais.
Queria pedir a Deus, não o meu Deus, mas aquele que existe em cada um de nós, que nos permitisse sorrir mais, brincar mais com crianças, compartilhar alegrias, mesmo aquelas estranhas e inesperadas, e concedesse a graça de continuarmos eternamente embriagados de vida.
Queria, também, que cada um de nós se sentisse entrelaçado por esse sentimento que nos une e para o qual designamos de amizade. E que propicia a confortável sensação de não estarmos sozinhos no mundo.
Neste final de ano eu sinto que o recomeço está próximo e que precisamos continuar de mãos dadas. Um beijo no coração.

dácio jaegger disse...

Pois foi dele, do barro bem amassado e cheio de sopros divinos que fizeram uma certa criatura.Dizem que da sua costela modelaram uma outra. Pois acho que é verdade, porque a mulher é fibra e energia, é vida e redenção, é o particular que libera o todo. Feliz Natal, Feliz Ano Novo,Ceci. Beijos

benechaves disse...

O 'fazer cerâmico' tb está inserido no filme 'Aruanda', documentário do paraibano Linduarte Noronha. São belas imagens em preto-e-branco e que mostra, além de outras circunstâncias, esta arte milenar.
Um Feliz Natal e um ano novo de realizações feitas e definitivas.

Um beijo natalino...

benechaves disse...

Corrigindo: '...belas imagens em preto-e-branco e que mostram...'. Desculpe o erro. Já diziam que 'a pressa é inimiga da perfeição'. E é mesmo!

Trilha Literária disse...

Ceci, ótimo texto, excelente reflexão. Visito hoje o seu espaço para desejar BOAS FESTAS e um 2008 repleto de ótimas surpresas e grandes realizações.

Amor, respeito, educação... e paz... é tudo o que a gente precisa.

Abraços.

Luma Rosa disse...

Trabalhar com as mãos é mexer com o lúdico! É fortalecer o psiquico! Admiro quem saiba expressar os sentimentos através dessa arte!
Boas festas!! Beijus

Anônimo disse...

Venho trazer de presente apenas o desejo de que tenhas um Natal de Sonhos, e agradecer por tudo o que escreves aqui, no meu blog, ou em outra parte. Jota Effe Esse

Jannine disse...

Ceci que lega seu blog e que comentário lindo cê fez lá no Koukla menina! Obrigada, mil beijos e Feliz Natal.

Anônimo disse...

Obrigado pela visita e comentarios...Feliz Natal
Coloquei o seu link no meu blog !!!

Bosco Sobreira disse...

Vim agradecer-lhe a visita e me deparo, pra começar, com Mandalas. Isso me anima a ler suas postagens e retornar sempre.
Obrigado, mais uma vez, e o desejo de um Feliz Natal par você e os seus.

Anônimo disse...

Prezada Ceci
Desejo a você e seus familiares um Feliz Natal de muita confraternização, amor e paz e que o próximo ano seja de muitas realizações e prosperidade.
Abs

Jannine disse...

Que legal saber da sua filha e que prazer recebê-la em meu blog. Um cheiro no coração eum super Natal para vc e sua família!

Anônimo disse...

Ceci,

gostei muito da sua visita e comentário. Volte sempre!

Forte abraço de BOM ANO NOVO>

Unknown disse...

O título do seu blog já diz tudo: Viver melhor... para que isso ocorra precisamos de igualdade, fraternidade e justiça...e sua luta é tb a minha e de milhões de pessoas que desejam um mundo melhor...abraço e agradeço sua visita ao meu cantinho!

Anônimo disse...

Vim agradecer a visita e dar uma espiadinha no seu blog...rs. O barro é além de tudo um remédio contra doenças respiratórias.

Anônimo disse...

Amiga, FELIZ ANO NOVO, com PAZ e AMOR no CORAÇÃO! BEIJOSSSSSSSSSSSS

Unknown disse...

Oie....passando para desejar um feliz 2008, tudo de bom para você!!!