quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

VIBRAÇÕES!

Quarta feira de Cinzas, meu coração ligado à vibração das comunidades do Rio de Janeiro, na apuração dos desfiles. Cada nota arranca um sorriso de festa.

Não torcia por uma escola específica, mas pela alegria da conquista de todos que fizeram a enormidade do samba nos desfiles oficiais e não oficiais.

É algo muito forte que ficou em mim, dos anos que ali vivi e trabalhei. A centelha que anima toda a gente do Rio na construção dos enredos, das alegorias, das batidas especiais da bateria, nos passos ensaiados da comissão de frente, na harmonia entre todos os elementos que constituem o majestoso espetáculo, tudo isso jamais se apagará do meu coração.

Nas imagens a mesma vibração e desafio como a enfrentar a crise pela inventividade.

Vejo essa festa como a majestade da alma brasileira, que jamais se entrega ao desespero, mas se levanta pra cantar e bailar, mostrando sua Beleza fenomenal nas alas das Escolas, nos blocos, nas aglomerações.

Se cada cidade, cada comunidade, cada cidadão acreditasse verdadeiramente na sua força, provavelmente o país teria outra condição.

O sambista que argumenta nas belas composições da avenida, em ato essencialmente coletivo, terá certamente muito mais chance de reclamar seus direitos do que os que se escondem de falar o que pensam. No maracatu, nos filhos de Ghandi, no bumba-meu-boi, tudo é festa do coração. A música, como todas as artes, tem essa face de exuberante humanidade, e a festa popular pode demonstrar o imenso poderio dessa nação brasileira, mesmo que a ganância e a inconsciência teimem em abafar nosso crescimento.

Viva a Beleza presente nos milhares de mulheres e homens de todas as idades, incansáveis durante todo o ano a preparar o majestoso espetáculo, que se desenrola nas ruas, como nas passarelas e outros palcos, em cada recanto desse país.

Viva a Alegria do Povo Brasileiro!

Foto em Olinda, outubro de 2006, bloco de Maracatu.

Festival "Arte em toda parte"

Participe da Blogagem coletiva INCLUSÃO SOCIAL

selo e orientação em http://esteranca.blogspot.com

9 comentários:

Ester disse...

Ola!!!


Estou passando para deixar alguns esclarecimentos sobre a blogagem coletiva:

A blogagem coletiva gira em torno de um tema central que é "Inclusão Social", dentro desse tema há muito o que ser falado sobre as minorias marginalizadas, sejam elas moradores de rua, favelados, deficientes físicos, vítimas de racismo, vítimas de violências domésticas, viciados, etc... Você poderá postar um texto de sua autoria dando sua opinião, ou colocar texto de outros autores, escrever uma poesia, colocar vídeos, enfim, vc escolhe a maneira como vai postar.

Todos os participantes irão postar no mesmo dia, que é dia 09/03. Se houver algum problema de postar nesse dia, postar antes e deixar para que os outros participantes possam ver sua postagem e comentarem. Todos irão visitar uns aos outros. A idéia é essa conhecermos novos pensares e novas pessoas.

Todos postarão em seus respectivos blogues. E se possível, colocar o selo da blogagem coletiva no lado direito de seu blog para ajudar na divulgação.


Coloquei uns sites em meu blog que ajudarão na pesquisa,


Abs,

L. Rafael Nolli disse...

Olá, Ceci! E viva a alegria do povo brasileiro! Abraços!

Claudinha ੴ disse...

O carnaval, quando comemorado com decência e arte é uma festa linda. Mas sempre chega a quarta-deira de cinzas...
Um beijo!

Cecília disse...

Ceci, quanto tempo...

Viva a alegria!!!

Tenha uma ótima semana!
Beijos

Anônimo disse...

Não há como se comparar o Carnaval com alguma outra festa popular em todo o mundo. Hoje pela manhã assisti a um documentário em que os gringos tentam entender o que é o Carnaval e o Brasil. A coisa mais próxima que eles conseguiram pensar a respeito de congraçamento popular e alegria foi o 4 de julho lá deles.

Bem, pelo menos eles tentaram.

Um grande abraço e obrigado pela visita.

Ester disse...

Olá!!



Passei para
lembrar-lhe que,

Segunda-feira dia 09
é dia de Blogagem Coletiva!

Sucesso para todos nós!



Abs,

Anônimo disse...

Hoje estou passando apenas para desejar-lhe
paz, luz, saúde, alegrias, esperança!
Não apenas hoje, mas em todos os dias da sua vida.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Beijos, com carinho.

Anônimo disse...

Ceci, querida! São tão poucos os motivos de alegria para o nosso povo, né? Mas estaé genuina, pq vem do próprio povo!
Querida, um grande beijo pra vc. E que todos os dias sejam nossos e sejam de alegrias!

Crys disse...

Um abraço bem apertadinho, por hoje e por todos os dias!
Bjos, amiga Ce